Fim do suporte Oracle para bancos de dados 11g e 12c
O suporte para as versões 11g e 12c do Banco de Dados Oracle acabou, o que devo fazer?
Inicialmente precisamos identificar qual versão do Banco Dados está homologada para a sua aplicação.
Posteriormente precisamos adequar o seu ambiente às novas regras de licenciamento Oracle. Após a versão 12.1.0.1 as regras para a versão Standard do Banco de Dados Oracle mudaram.
Para poder utilizar as versões mais novas, os clientes devem atualizar o Oracle Database Standard para o Oracle Database Standard 2.
Mas é necessário ficar atento às regras da política comercial da Oracle, pois algumas limitações de utilização do hardware foram implementadas no Oracle Database Standard 2. São elas:
- Limitação do número de processadores. São permitidos apenas 2 processadores físicos no ambiente, seja em ambiente Single Node ou em RAC.
- Limitação de 16 Threads. Ex.: Equivale a 1 processador Intel com 8 cores.
- A partir da versão 19 não é permitido trabalhar com ambiente em Oracle RAC.
Para mais informações:
//www.oracle.com/assets/lic-def-rules-v030819-5390819.pdf
Por que é importante migrar a sua base de dados para uma versão com suporte do fabricante?
No final de 2020 a Oracle descontinuou o suporte do Banco de Dados Oracle nas versões 11g e 12c.
A falta de suporte pode impactar seu negócio de forma extremamente negativa, levando a paradas inesperadas e falhas na segurança.
Com o encerramento do suporte, a Oracle deixa de fornecer:
- Novas atualizações, correções, alertas de segurança, correções de dados e atualizações críticas;
- Novas atualizações tributárias, legais e regulamentares;
- Novos scripts de upgrade de versão;
- Certificação com novos produtos / versões de terceiros;
- Certificação com novos produtos Oracle.
As atualizações são essenciais para a continuidade produtiva das empresas.
Elas disponibilizam recursos importantes, como a correção de bugs, identificação de brechas de segurança e novas funcionalidades, melhorando o ambiente de forma significativa.
Quais as vantagens de ter as versões atualizadas do Banco de Dados e sistema operacional?
Em um cenário de migração, o sistema operacional e seus patches também são atualizados para as últimas versões, de forma a estar certificado com a nova versão do Oracle.
Esse ambiente de banco de dados e sistema operacional atualizados traz inúmeros benefícios, visto que todas as vulnerabilidades conhecidas já estão devidamente corrigidas.
Desta maneira, temos um sistema muito mais robusto e muito menos suscetível à possibilidade de ser comprometido, o que é importante principalmente nesse momento em que muitas empresas têm sido alvos constantes de sequestros de suas bases de dados através do uso de Ransomware.
Calendário de Disponibilidade de Suporte
Fonte: http://www.oracle.com/us/support/library/lifetime-support-technology-069183.pdf
Tipos de Suporte
Suporte Premier
O Suporte Premier fornece manutenção e suporte para seu banco de dados Oracle por cinco anos, contados a partir de sua data de disponibilidade.
Este suporte compreende :
- Principais lançamentos de produtos e tecnologias;
- Suporte técnico;
- Atualizações, correções, alertas de segurança, correções de dados e atualizações críticas de patches;
- Atualizações fiscais, legais e regulatórias;
- Scripts de atualização;
- Certificação com a maioria dos novos produtos/versões de terceiros;
- Certificação com a maioria dos novos produtos Oracle.
Suporte Extended
O Suporte Extended fornece 3 anos de suporte adicional para versões específicas e sem suporte da Oracle por uma taxa adicional. Você continua se beneficiando com:
- Principais lançamentos de produtos e tecnologias;
- Suporte técnico;
- Atualizações, correções, alertas de segurança, correções de dados e atualizações críticas de patches;
- Atualizações fiscais, legais e regulatórias;
- Scripts de atualização;
- Certificação com a maioria dos produtos/versões de terceiros existentes;
- Certificação com a maioria dos produtos Oracle existentes;
- O Suporte Extended pode não incluir certificação com alguns novos produtos/versões de terceiros.
Suporte Sustaining
O objetivo do Suporte Sustaining é dar um tempo extra ao cliente para que ele faça o planejamento de sua estratégia de atualização.
Quando o Suporte Premier expirar, se você escolher não comprar o Suporte Extended, ou quando o Suporte Extended expirar, apenas o Suporte Sustaining estará disponível, contanto que você licencie seus produtos Oracle.
Com o Suporte Sustaining, você recebe suporte técnico, incluindo acesso às ferramentas de suporte online da Oracle, bases de conhecimento e suporte técnico de especialistas.
Ele compreende:
- Principais lançamentos de produtos e tecnologias;
- Suporte técnico;
- Correções, atualizações e atualizações críticas de patches criados durante o Suporte Premier e Extended (se oferecido e somente após o término do período do Suporte Extended);
- Scripts para Upgrade de versão, criados durante o Suporte Premier.
O Suporte Sustaining não inclui:
- Novas atualizações, correções, alertas de segurança, correções de dados e atualizações críticas;
- Novas atualizações fiscais, legais e regulatórias;
- Novos scripts de Upgrade de versão;
- Certificação com novos produtos/versões de terceiros;
- Certificação com novos produtos Oracle.